Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

slb-glorioso

slb-glorioso

Código deontológico dos jornalistas portugueses.

04.06.09, Potenza

 

Olá.

 

Perante a constante e sistematica enxorrada de mentiras, invenções e calúnias publicadas pelos meios de comunicação com sede em Portugal, deixo aqui uma lembrança a todos os seus jornalistas:

 

Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses
Os jornalistas portugueses regem-se por um Código Deontológico que aprovaram em 4 de Maio de 1993, numa consulta que abrangeu todos os profissionais detentores de Carteira Profissional. O texto do projecto havia sido preliminarmente discutido e aprovado em Assembleia Geral realizada em 22 de Março de 1993.
1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

2.O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.

3.O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.

4.O jornalista deve utilizar meios leais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.

5.O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.

6.O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.

7.O jornalista deve salvaguardar a presunção da inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.

8.O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade ou sexo.

9.O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.

10.O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses.

 

Fonte : Sindicato dos jornalistas.

 

http://www.jornalistas.online.pt/noticia.asp?id=24&idselect=369&idCanal=369&p=368

 

 

Como conclusão, podemos referir que, ou não há jornalistas desportivos em Portugal, ou se os há não cumprem o Código Deontológico pelo qual estão sujeitos. E como não há regra sem excepção, a excepção são os jornalistas do Jornal do Benfica, da BenficaTV e da revista Mistica !

Todos os outros não cumprem os deveres a que estão sujeitos no exercicio da sua profissão, isto para não falar em honra pessoal nem em orgulho pessoal que se sente pelo bom trabalho efectuado.

Cada um dos pontos é uma autêntica estaca a perfurar os "jornalistas", "comentadores", "relatadores" avençados que por ai andam nos principais pasquins e meios de comunicação portugueses.

Que vergonha ! Como é que se conseguem olhar no espelho ? Provavelmente tem tanta "fruta" e "rebuçadinhos" em casa que nem conseguem ver o espelho ...

Puseram a credibilidade desta profissão no lodo !

Volto a apelar aos Benfiquistas que não continuem a alimentar esta pouca vergonha que se passa em Portugal, que optem pelo boicote aos media nacionais. Se quiserem informação fidedigna relativa ao nosso Glorioso Benfica, optem por Jornal do Benfica, BenficaTV e revista Mistica. As contratações de novos atletas são publicitadas apenas no site do nosso Glorioso Benfica, tudo o resto são especulações e mentiras reles com o unico objectivo de dividir os Benfiquistas e de criar instabilidade dentro do nosso Glorioso Benfica !

 

Pela verdade desportiva !

Viva o Benfica !

E Pluribus Unum !

 

Saudações Benfiquistas.

 

2 comentários

Comentar post